Destaques

Um outro olhar #02 - Você tem/quer/compra mais livros do que consegue ler? by @anadeathduarte

Por Unknown •
11 outubro 2011
Mais uma vez, desta vez adiantamos, a nossa coluna 'Um outro olhar' com a Aninha (@anadeathduarte)... dessa vez com um tema muito... muito legal, leiam, se divirtam e tentem como eu, seguir algumas das dicas da Aninha:


Você tem/quer/compra mais livros do que consegue ler? Bem-vindo(a) ao clube!




Já comentei com amigos, já escrevi um pouco sobre isso em alguns posts aleatórios no Personal Death – beeeem abandonado por falta de tempo, e concentrando-me cada vez mais no iCultGeneration xD – e comentei com a Cinthia que seria legal fazer essa coluna aqui para vocês.

Para quem é bookaholic, é quase impossível resistir a um livro novo, não é? O cheiro das páginas dos livros novos, a textura das capas, as novidades que estão contidas em sua escrita... enfim, você é como uma grande parcela da população, que compra/tem/deseja mais livros do que consegue ler? Não se sinta um estranho no ninho: você não está sozinho.






Várias vezes eu me deparei com esse dilema... ia a uma livraria/banca, abria um site como Submarino, Saraiva... e aumentava minha lista de livros em casa exponencialmente... até mais ou menos o começo desse ano. Foi quando fiquei meio “deprimida”, ao fazer a lista dos livros que tinha comprado para ler e vi que passavam de 50... e continuava aumentando, como se eles fossem Gremlins que davam cria...



 Os livros escolhidos pelo Garra ficam assim...


Livros rejeitados tendem a ficar violentos... especialmente quando se multiplicam como Gremlins... durante meses... ou até ANOS! :O


Isso sem contar os livros em inglês... os que não foram lançados aqui ainda, ou aquela edição especial em capa dura imperdível e... ahhhhhhh! Para quem ainda tem blog, resenha livros das editoras parceiras, a coisa fica ainda mais complexa. Compramos vários livros, ganhamos outros, nossos amigos também nos dão livros de presente por várias ocasiões, aniversário entre elas... Então, como lidar com a quantidade de livros lançados e com os antigos que ainda não lemos e queremos e nosso tempo... que nem sempre acompanha esse ritmo?


Vou tentar ir por partes, que nem Jack, o Estripador... heheh



Em primeiro lugar, os livros de parceria, sempre pego apenas os que realmente tenderão a ganhar resenha positiva, ou seja, acabo não pegando livros cujos temas não me agradam, gêneros de que não gosto, e acabo não sofrendo com livros de parceria meio que obrigatórios que tomam o tempo/espaço de outros livros que quero muito ler.

Colaboradores ajudam! E muito! Especialmente porque eles podem ler e resenhar livros legais, mas que não teríamos tempo de ler, ou mesmo vontade... Muitas pessoas ficam com pé atrás e/ou simplesmente não gostam da idéia de ter um colaborador, seja por ter “dó” de passar o livro para outra pessoa, ou mesmo por medo de o colaborador não fazer uma resenha tão boa quanto a sua. Colaboradores podem ser treinados. E você não deve ter “dó” e nem ganância hehe de passar um livro adiante, especialmente se não for seu estilo de leitura... é só mais um livro para roubar o tempo de leitura de seus mais preciosos e amados livrinhos... que vão ficar cada vez mais encalhados assim :/



Não faça seus livrinhos amados ficarem encalhados como esse navio aí da foto...


E aqueles montes de livros “velhos” que a gente tem? Que deixaram de ser novidade e estão lá, encalhadinhos, como se fossem doentes terminais esperando que alguém desligasse os aparelhos deles?

Sim, para mim os livros têm vida. Eles contêm histórias que nos fazem rir, chorar, nos levam a terras distantes, futuros distópicos, enfim... eles nos levam a sentir um carrossel tão grande de emoções... que eles merecem respeito. E amor. E carinho. E é aí que entra... O GARRA!!!


Você já viu Toy Story? Não! Correeeeeeeee! Vai alugar! Ae você vai me entender melhor haha Porque O GARRA é o grande seletor dos livros que você vai ler em breve... e, às vezes, o Garra escolhe um destino malvado para os livrinhos... alguns que você realmente não curtiu tanto podem ir para seus amiguinhos... porque, pra muita gente, não é só o tempo, mas o espaço físico também é um problema em relação aos livros... mas já estou me adiantando de novo... talvez eu até continue com outras dicas em um próximo post, se vocês curtirem essa primeira coluna sobre “como lidar com o excesso de livros”...


Vamos lá?

1. Tenho livros velhos (leia-se, clássicos) e só quero ler os lançamentos... como resolvo isso?
R: Bem, eu vi um bom incentivo no DesafioClássico do NUPE. Você tem que ler pelo menos 6 clássicos em um ano. É ótimo, porque você pode se sentir bem mais animado a ler seus livros “velhinhos”, se outras pessoas, conhecidas ou não, estiverem tentando fazer o mesmo, não é?


2. Comprei vários livros SÓ porque estavam em oferta e não sei o que fazer com eles...
R: Também fiz isso. Confesso que não li quase nenhum de umas trocentas compras que fiz... NO ANO PASSADO. E foi nesse ano que decidi parar com isso. Consegui ficar vários meses comprando pouco. E DOIS LONGOS meses sem comprar nada! É, dói, mas use o mantra: Não preciso desse livro. Não preciso desse livro. Não preciso desse livro. Funciona... funcionou para mim. Mas, se você realmente precisa do livro, compre, e “se obrigue” a lê-lo assim que chegar, faça com que O Garra o passe na frente de outros. Ou ele ficará com muita raiva de você no futuro, por ter sido escolhido para mofar em algum canto ou em uma pilha feia de livros raivosos e esquecidos ^^


Então, foi assim com meu “Odd e os gigantes de gelo”. Comprei depois de 2 meses me segurando sem comprar livro nenhum foi difícil, mas consegui! e li no dia em que ele chegou! Assim, sem culpa, mesmo porque era um livro curtinho E do Neil Gaiman, então ele furou a fila, mas ninguém, quer dizer, nenhum dos outros livrinhos saiu ferido, mesmo porque... acabei lendo o Odd no dia em que chegou porque ele era curtinho e... valeu a pena!



3. Tenho muuuuuuitos livros do mesmo assunto e já enjoei do tema, como faço?

Bem, eu também tenho. E ainda não sei como resolver esse problema tão facilmente. Dentre as opções possíveis estão:

a. - Procurar amigos que tenham livros que também não estejam lendo e negociar uma troca. A forma de troca mais prática é essa, a não ser que seja uma troca mútua e temporária. Uma troca mútua e temporária pode trazer problemas, pois não importa quão cuidadosa seja uma pessoa, acidentes acontecem. Você nunca viu um livro em capa dura sendo molhado inteiro por um copo de água ou um cachorro comendo uma página enquanto o livro estava sozinho sobre a mesa? Essas coisas podem fazer amizades irem por água abaixo. :/


b. - A alternativa número 1 para não ter que colocar amizades em risco é a de sistemas de trocas de livros por pontos. Eles estão começando a surgir pela internet. Como o trocandolivros.com.br, onde a coisa fica bem impessoal, mas se o seu livro for uma edição cara, você talvez não tenha alternativa (se realmente não aguentar olhar pra ele e quiser dinheiro para novos livros), o que leva para a alternativa seguinte:


3 – Venda. Você pode vender seus livros usados para sebos. Nem todos os sebos são representações exatas de seus nomes hehehe. (E tem o www.estantevirtual.com.br - já usei os serviços deles e recomendo!) Você pode, por exemplo, vender aquele seu livro que você não faz a mínima idéia de quando conseguirá ler e usar o dinheiro para comprar outro que você queira ler no momento. Às vezes dá um aperto no peito, se desfazer de livros, mas pense assim: Você realmente quer que os livros rejeitados continuem naquele canto, abandonados e tristinhos, sem nunca terem uma chance de serem selecionados pelo Garra? :/





Eu tenho aqui alguns livros do mesmo tema do qual enjoei e eles estão lá, furiosos, esperando que o Garra os selecione. Coitadinhos :/


4. Se você guarda seus livros em estantes ― aqui em casa tem mais livro do que estante, então é complicada a minha situação, viu? ―, isso pode ficar mais fácil.


Separe nas estantes os livros por 1. Lidos, 2. A ler imediatamente, 3. A ler em algum momento no futuro. Essa é a melhor solução imediata, já que a gente realmente visualiza os livros que tem ainda sem ser lidos, e talvez facilite também na hora de os selecionar para leitura. E talvez, também, eles criem uma sensação de culpa ainda maior, rsrsrs, já que estarão sempre visíveis, mas, hey! Empurrar a “sujeira” para debaixo do tapete não é solução, não é mesmo?

Aí, note uma coisa: se sua quantidade de livros não lidos ocupar uma estante INTEIRA, em vez de uma mera prateleira ou duas... é preocupante. E está mais do que na hora de dar uma chance de leitura a seus livrinhos e aplicar as dicas anteriores.

Espero que tenham gostado das dicas, que tenham mais idéias ― me ajudem também, já que não sou milagrosa e não tenho solução mágica para tudo heheh ― e vamos tornar essas colunas bem movimentadas, gerando uma discussão legal e ajudando nossos amiguinhos bookaholics que também se encontram nesse dilema: Comprar ou não comprar, eis a questão! Ou, simplificando: Compro mais livros do que consigo ler... como resolver esse drama?



E até uma próxima coluna! Beijos a todos =***

Ana Death (sim, somos eu e minha gata na foto.)






Comentários via Facebook

18 comentários:

  1. Ieeeeeeeeeei! Amei fazer essa coluna! Agora quero ver o que o pessoal vai comentar xD

    ResponderExcluir
  2. Olá, td bem ??

    Passa lá no meu blog te indiquei para uma Meme literário ...
    http://temainconstante.blogspot.com/

    Se quiser, segue ele tbm ...
    beijos:*

    ResponderExcluir
  3. Vou ter que concordar com cada ponto! haha. Sou muito viciada em livros,e quando vejo promoções ou algum que eu queira, não me aguento e compro. E a minha lista de livros desejados aumenta tanto quanto a lista dos comprados e não lidos. Mas estou tentando fazer um esquema, pra ler todos que tenho pra ler. Intercalando clássicos, novidades, e vou me controlando na hora das compras, até porque por enquanto não me sustento. haha. 

    A saída é isso, fazer um esquema e se controlar! Se não, a gente vai a falência e a loucura! hahaha

    Adorei o post! Ta de parabens Ana Death. 
     

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, primeira vez que vejo alguém falando sobre isso. Eu sou assim também, e to rindo muito pq enquanto lia seu post comprei um livro online hahha! Na verdade não é "um livro", é "mais um livro"...que provavelmente vai pra estante de não lidos.

    Gostei muito das suas dicas e apesar de obvio não tinha pensado em vendê-los. Muitos que li já considero descartáveis.
    Continue com essa coluna sim, fará uma leitora desesperada, feliz.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. "Colaboradores podem ser treinados." #MORRI rsrs"Não preciso desse livro. Não
    preciso desse livro. Não preciso desse livro." #MORRI2
    Tenho que usar esse mantra, Ana!!
    Eu não consigo vender/dar meus livros... Mas tenho que desapegar...
    Ainda bem que meu namorado me ajuda a controlar minha compulsão de comprar tudo que tá em promoção!! ^^
    Gente, se vocês puderam dar uma passadinha no meu blog, eu iria ficar tão feliz!! Claro que não é um blog maravolhoso como o de vocês, estou engatinhando ainda!! rsrs
    http://cliqueneurotico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. OMG, estou me sentindo extremamente culpada agora.
    Tenho muitos livros na fila esperando o Sr. Garra escolhê-los. E quando digo muito são Muitos mesmo, quase 200.
    Mas quando vejo um anúncio como aquele ai de cima, ou um anúncio de Feira, Festival ou Bienal, confesso! Me derreto toda, entro em curto, esqueço a lista imensa e saio a cata de novos amiguinhos.
    Hoje não tenho como separ em estantes as prioridade (talvez seja uma vantagem) ou já teria enfartado com a 'visualização'.
    Cada vez que bate uma crise de consciência e pena dos pobrezinhos dos livros na fila, me consolo pensando que quando me aposentar vou ter muito tempo para ler. Tudo bem, faltam uns 20 anos ainda, mas preciso estocar para depois né???
    O mais legal? Trabalho em uma rede de bibliotecas, então se considerar os livros que quero ler e estão nas bibliotecas...#morri

    Bjkas,
    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  7. Post muito interessante e criativo =)
    Bem, eu não tenho taaaantos livros assim na fila, me considero bem normal e controlada perto de outras pessoas, shhsuahsau, mas gostei das dicas =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. GabrielaLaganowskiReisquarta-feira, outubro 12, 2011

    Hahahaha Não sou a única!!! Yupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! Nossa, não consigo entrar em uma livraria e não comprar nada! Não consigo ficar uma semana sem um livro novo! Agora pergunta se to dando conta?? Não!!! Espero aproveitar bem as dicas e tentar aproveitar mais meus livros!

    ResponderExcluir
  9. Já tentei usar esse mantra para não comprar, mas não consigo, só não compro quando não tenho $ XD
    Adorei o post, é de grande ajuda, daqui iremos para uma clínica de reabilitação XD kkkkkkkkkkkkk E preciso comprar Odd e os Gigantes de Gele, na verdade preciso comprar vários, oh vício =(

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Mas é, rs, colaboradores podem ser treinados para fazerem resenhas bonitas xD
    E o mantra funciona... consegui me aguentar po 2 longos meses! hahaha
    Só comprei livros esse mês pq é meu niver.
    xD
    Tem que se desapegar só dos q vc não gostou tanto, etc. Não tudo hahaha :P

    ResponderExcluir
  11. Junior Nascimentosábado, outubro 22, 2011

    Ler o post foi praticamente um tapa na cara! Se encaixou direto na minha situação atual, tenho mais de 100 livros PARA LER, se continuar assim vou passar a quantidadce de livros lidos (143)... ótimo texto... mas eu além de comprador compulsivo sou extremamente possessivo com meus livros, minha única solução e tentar me controlar e não comprar mais nada! (tarefa impossível, visto que sou fanatico com séries... e tenho várias começadas...

    Junior Nascimento
    www.CooltureNews.com.br

    ResponderExcluir
  12. Adorei as dicas
    Estou com uma pilha de livros entulhados para ler e não paro de comprar
    Agora mesmo comprei a coleção do Mochileiro das Galáxias inteira por apenas R$19, 00
    Adorei o seu site, muito bacana.

    ResponderExcluir
  13. Super me identifiquei xD hahahahahahah incrível!

    ResponderExcluir
  14. hauhauhuhah adorei, muito bom, pq definitivamente me enquadro em muitos aspectos, mas a culpa foi da Bienal e dos meus cupons desconto de aniversário... rs 
    Eu tenho muitos livros para ler, e o livro em inglês me toma tanto tempo q atrapalha o andamento dos outros... E os livros estão começando a tomar conta da cama quando não estou nela, acho que isso não é bom sinal, mas ao menos espero estar dando a eles um mínimo de conforto! rs 
    Muito boa a coluna, adorei!

    ResponderExcluir
  15. Ameeeeeeei o post. Ri muito! Tô tentando fazer o mantra e ele tá funcionando em partes, não é que eu não compre, só diminui a frequência e quantidade, e fui principalmente para as continuações de séries. Eles entram em promoção eu compro e espero encarecidamente acabarem os livros de parceria (leio até mais rápido) para devora-los *--*
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  16. ¬¬ sabe... parece que qnd estou comprando o livro eu acho que só por comprar e colocar ele na estante o conteúdo vai entrar por osmose no meu cérebro!!! e não é assim que funciona!!! Sabe qual é realmente a solução? Faça um pilha (de cinco em cinco) e coloque do lado da cabeceira da cama e LEIA mãos a obra! (terminou... mais cinco! e vamos em frente!) durante esse perío do de "intensivão" evite sites como Submarino e saraiva e nem abra os e-mails de promoção q eles mandam! mande-os direto pra lixeira... e evite passar em frente as vitrines de livraria! é isso. não estou dizendo q é fácil... XD agora no fim do ano então... exige uma força de vontade descomunal! com todas essas promoções! kkkk mas vc comprou esses livros porque se interessou! vc queria "escutar" o que eles tem pra dizer! e se não fizer isso vc nunca vai saber! vc deve estar pendendo muita coisa boa que está aí na sua estante...
    bjos ^^
    obs... falar é fácil... eu devia seguir meus próprios conselhos.... kkkk

    ResponderExcluir
  17. HUAHAHAUH isso fez bater o peso na consciência. Me fez olhar pro lado, olhar as duas pilhas de livros pra ler... Mas o Natal tá chegando, tem que aproveitar. ;xxxxxxxx HUAHAHA
    mas eu também sou muito de momento. às vezes quero ler um estilo específico, aí não tem e eu acabo comprando. vamos ver se nas férias a pilha diminue

    ResponderExcluir
  18. Excelente texto! Vou tentar seguir algumas dicas dessa lista, o meu estado é muito preocupante - meus livros não lidos não chegam a ocupar uma estante inteira, mas ocupam bem mais do que os lidos. 
    Abraços!

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in