Destaques

Um outro olhar #09 - Resenha by @brunovarela de Footloose @galerarecord

Por Unknown •
09 dezembro 2011
Hoje, o 'Um outro olhar' será diferente... pois será a primeira vez que um 'menino' escreve/resenha no Fotos e Livros... hoje teremos um olhar de Bruno Varela, que já resenha no iCult Generation e que hoje vai resenhar um livro que a Galera Record está lançando e nós enviamos lá pra Manaus para o Bruno resenhar...
Sinopse



 E agora... deixo vocês com a resenha do Bruno...


Um dos clássicos dos anos 80 acaba de ganhar um remake com o mesmo nome Footloose (Ritmo Louco no Brasil), e um livro lançado pela Galera Record baseado nesse remake. A premissa do livro/filme é a mesma do clássico de 1984 estrelada por Kevin Bacon.

Um rapaz, Ren McCormack, chega de Boston, para a estranha e por assim dizer “caipira” cidade de Bomont, depois de um trágico acidente na sua vida, e vai passar a morar com os tios. Ren logo vê que essa cidade parece parada no tempo, os costumes, as pessoas, quase tudo. Logo ele descobre que a vida na cidade de Bomont pode ser um tanto dura, no seu primeiro dia na cidade, ele multado por escutar música. E ele logo percebe que existe algum tipo de lei contra dançar, escutar música, resumindo se divertir, é o principal precursor dessa lei é o Reverendo Shaw, o pai da linda jovem rebelde Ariel, por quem Ren logo de cara se interessou.

Ren ainda não sabe o motivo de essa lei existir, também não vou contar porque eu sei que algumas pessoas ainda não viram o filme antigo, - (O QUE VOCÊS ESTÃO ESPERANDO VÃO LOGO ASSISTIR) - sem pressão galera, hahaha. Pois é voltado ao que eu escrevia, mesmo descobrindo o motivo da lei existir, Ren quer ajudar os jovens de Bomont a divertir um pouco, principalmente a dançar.

Vocês devem estar se perguntando, e o romance tem? Tem sim, o relacionamento entre o Ren e a Ariel, é tanto complicado, no começo, ela não o enxergava, podemos dizer assim, mas depois de uma pequena dança (bem quente por sinal), os dois sentem que têm uma ligação muito forte, não só pela dança, ou algo que passaram em suas vidas.

O livro é curto e sua leitura é muito gostosa e fácil. Os personagens não assim tão complexos, mas é muito fácil gostar de todos, e odiar alguns, hahaha. O que eu mais gostei do livro foi que ele é muito parecido com o filme de 1984, até algumas falas são idênticas e a essência de todos os personagens foi mantida, que é uma coisa muito legal, a Rudy Josephs está de parabéns, desculpem pela resenha pequena, é como disse o livro é curtinho, esse eu disser mais coisas colocarei spoilers.

Vou fazer uma pequena comparação entre o livro é o filme de 1984.

No filme Ren vem de Chicago, e não de Boston. A corrida de tratores do filme é substituída por uma corrida de carros. É mostrada uma coisa (que não vou dizer o que é) no livro que não existe no filme. O motivo de Ren ir a Bomont é bem diferente também. O Reverendo Shaw continua a mesma mala do filme hahaha. Eu acho que essas foram as principais mudanças que aconteceram mesmo, mas nenhuma delas prejudicou a história. Mas assistam ao filme original, depois leiam esse livro e assistam ao remake também. Até a próxima resenha aqui no Fotos e Livros.

Citações:

“- Mas nós dançamos – acrescentou Ren, melancolicamente. – Dançamos até não agüentar.” Pág. 85.
 
“(...) Foi quando a cidade inteira ficou louca, botando a culpa na bebida, na música, na dança. Em pouco tempo todo mundo começou a achar que dançar era um pecado.” Pág. 91.
 
“Eles dançaram juntos, se movendo de forma sedutora com a música. Ren estava se divertindo pela primeira vez desde que tinha se mudado para Bomont.” Pág. 104.
 
“Era a mesma lógica estúpida que ele sempre usava. A idéia de que dançar levava ao sexo. Pessoas faziam sexo sem nenhum acompanhamento musical desde Adão e Eva. Ariel tinha se cansado daquela discussão há muito tempo.” Pág. 109.
 
“- Se aquele porco tentar alguma coisa, vou acabar com a raça dele – disse Willard a Ren, entre os dentes cerrados.
- Willard, nada de brigar – advertiu Rusty.
- Não posso prometer – respondeu Willard.” Pág. 120.
 
“Impulsionado pela raiva, Ren saiu como um foguete, se movendo com a música, saltando e girando. Parte dança, parte ginástica olímpica, seus movimentos eram violentos, suados, crus.” Pág. 143.
 
“Ele se aproximou perigosamente de Ariel. Apesar de dançar muito bem e de parecer selvagem, ela ficou surpreendentemente inibida quando ele se virou para ela. Ren gritou algo para encoraja-la, se movendo de forma sugestiva, atraindo-a a se juntar a ele.” Pág. 165.














Half-ninja, padawan da Ana Death Duarte lá do iCult Generation (sim, ela que me encheu e me fez entrar no mundo das resenhas e vive estalando o chicote para eu resenhar mais e mais até meu cérebro virar do avesso! hahaha) - e farei participações especiais aqui no "Um Outro Olhar" no blog da fofa da Ci! Vocês vão me ver muito por aqui ainda (se a Ci me aguentar, é claro hehee).




Eu, Ci, acredito que todos vão adorar a resenha de Footloose e outras que o Bruno vai fazer... sempre nesta nossa seção 'Um outro olhar'... e quero agradecer a Ana e ao Alonso (do icult generation) por 'ceder' o Bruno para algumas resenhas pra nós... e claro... agradecer ao Bruno por este 'olhar masculino'... e aí o que acharam???? Eu simplesmente adorei...

Comentários via Facebook

15 comentários:

  1. Aeeeeeeee, Bruninho!

    A resenha tá curtinha, mas tá mow legal! Dá pro pessoal ter uma boa idéia do que o livro trata e curti a comparação com o filme antigo xD

    Fiquei curiosa pra saber o que é essa coisa nova q foi mostrada e-

    Como revi o filme original recentemente, uma coisa que me perguntava é como fariam as descrições das danças especificamente... 

    E curti isso: Parte dança, parte ginástica olímpica, seus movimentos eram violentos, suados, crus.” 

    E, realmente, não deve dar pra falar muito sem contar todos os spoilers possíveis - motivo pelo qual até dedistir de fazer review do filme original :/

    Tá, embora eu ainda ame o original hehehe - ficou legal eles terem lançado o livro (achei a idéia do livro em si mais legal do q do remake, rs, me deixem!), pq ae o pessoal mais novo vai poder curtir por um bom tempo a história do filme que é muito legal. Mas, como li em algum blog um dia desses, rs, quanto ao filme, "Footloose fica melhor com o Bacon" hehehe ;p

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse filme! Não o remake, mas a versão original dele. Eu geralmente não gosto de remakes, para mim sempre estragam alguma coisa hahahahahahahaha Mas eu até achei interessante a idéia do livro, pois sempre penso que alguns filmes deveriam virar livros, enquanto outros livros nunca deveriam ter virado filmes rsrsrsrsrsrsrs Esse está na lista de desejados, pena que tem muiiiiitos outros na frente dele =/ 
    Gosteeei da sua resenhaaa ^^
    Beijoooos

    ResponderExcluir
  3. Assino embaixo disso> "alguns filmes deveriam virar livros, enquanto outros livros nunca deveriam ter virado filmes rsrsrsrsrsrsrs" hehehe ;p

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bruno, seja bem vindo ao Fotos e Livros! rsrsrs

    Não vi esse filme ainda, acredita? Mas conheço, é antigaço. Enfim, não conhecia o livro também, foi uma ótima apresentação. Mas acho que vou ler o livro antes de ver o filme, prefiro assim! rsrs

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante, o que me deixou na dúvida aqui e se a história se passa há algum tempo atrás como o filme original ou se adaptaram a história para os dias de hoje. Confesso que não lembro de nada do filme, e que fiquei curiosa a respeito 'da mala' Reverendo Shaw e sobre o porque da cidade ter proibido a dança, em uma das citações dá para sentir que alguém esta explicando isso e fiquei aqui me mordendo para saber o que é afinal. 

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Ana *---*
    Eu também gostei mais da ideia do livro, porque sempre no livro conhecemos mais os personagens que em qualquer filme, dá para entender as motivações, como eles se sentem etc.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Nandinha =D
    Também assino embaixo: "alguns filmes deveriam virar livros, enquanto outros livros nunca deveriam ter virado filmes rsrsrsrsrsrsrs"
    Mas o livro é ótimo e vale a dá uma chance para ele =D

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Kassia =D
    Como eu disse na resenha há umas pequenas mudanças, mas algumas ficaram melhor no orginal, como a corrida com tratores. Por isso é sempre melhor assistir ao original primeiro =D

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Saane, obrigado =D

    Esqueci de comentar isso XD a história se passa nos dias atuais. A história é narrada em terceira pessoa, por isso conhecemos mais os personagens secundários etc. Dá para ter uma noção o porque da proibição logo no começo =D

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Essa coisa nova que não tem no filme, é mostrada logo no começo do livro =D

    ResponderExcluir
  11. Eu gosto muito desse filme, as músicas são show! E to ansiosa pra ver esse remake! 
    E fiquei bastante interessada pelo livro. Adoro quando o livro tem filme, e vice versa. É engraçado como uma história pode ser transformada. Na maioria das vezes, nunca faz jus ao livro, mas em alguns casos raros, o filme é tão bom quanto o livro. Vamos ver como esse se sai!
    Adorei a resenha o/
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Assisti várias vezes o filme original. Lembro que adorávamos brincar representando cenas do filme. hehehe
    Mesmo
    assim o livro não chamou atenção e não tenho vontade nem de ver a
    reprodução. Acho que prefiro manter o encanto da infância.
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar
    http://mimosliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ain to morrendo de vontade de ler esse livro e siua resenha esta otima ! 

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela estreia *_*
    Adorei a resenha, bem facil de ler =P
    Eu não vi o filme '-' então vou ver antes do livro, já que minha lista ta enorme de livros pra compra -.-
    Tenho que ganhar na loteria *_* sonha não custa nada né rsrsrsrs
    Obrigada pela resenha =P

    ResponderExcluir
  15. GabrielaLaganowskiReisdomingo, dezembro 11, 2011

    Olha, estou louca para assistir este e o antigo também, que não assisti!!! Sabe, adoroooooooooo a música tema desse filme!

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in