Review: Trilogia Jogos Vorazes - Suzanne Collins #DominaçãoDistópica

Falar sobre a Trilogia Hunger Games/Jogos Vorazes vai ser difícil, pois não quero divulgar spoilers.

Eu já tinha ouvido falar sobre os livros... mas ainda não tinha tido oportunidade de ler... mas ao ser convidada para participar da Dominação Distópica me senti 'um peixe fora d'água'... e então... corri... comprei em ebook... meu querido Kindle está cheio de livros... e os li... na realidade... os devorei!




A História de Hunger Games é passada em um mundo futurístico... numa América do Norte, que foi transformada, após catástrofes naturais que teria devastado o mundo como o conhecemos hoje, existe uma nação conhecida como Panem e subdividida em 13 Distritos e é em uma cidade repleta de poder... o Capitol, em português a Capital, onde vive o todo poderoso Presidente Snow e toda a população de Capitol vive uma vida de muita fartura e futilidade, enquanto nos Distritos tudo é muito difícil... principalmente depois que o Distrito 13 se rebelou contra o Capitol, em um período anterior ao início da Trilogia... o Capitol destruiu o Distrito 13 e como forma de punição e 'lembrete' criou os 'Hunger Games' onde cada Distrito (os 12 restantes) envia um casal de jovens, entre 12 e 18 anos, para os Jogos, que é um reality show... uma mistura de 'No Limite' com os jogos romanos, da antiguidade, tem Arena e tudo mais... apenas que o público os assiste através de seus televisores, os Tributos, como são conhecidos os jovens, tem que lutar por sua sobrevivência em uma arena... criada pelos gamemakers e televisionada para todos os Distritos... a luta pela sobrevivência é literal... eles acabam tendo que se matar... e só um dos 24 Tributos pode sobreviver e se tornar o VENCEDOR.


Cada um dos Distritos é responsável por algo para nutrir o Capitol:

  1. Pedras preciosas e artigos de luxo 
  2. Produz e vende armamentos, além de treinar os Pacificadores (responsáveis pela
  3. Fornece eletrônicos
  4. Produtor de pescados 
  5. Especializado em pesquisas genéticas, e grande produtor de energia
  6. Produtor de remédios
  7. Especializado em madeira e papel
  8. Tecidos
  9. Processamento de alimentos
  10. Criação de animais
  11. Agricultura
  12. Extração do carvão
  13. Energia nuclear


Os livros são narrados em primeira pessoa, pela visão de Katniss Everdeen, uma menina de 16 anos, órfã de pai... moradora do Distrito 12, que é o Distrito mais pobre de Panem... tem uma irmã de 12 anos, Primrose Everdeen, por quem faz qualquer coisa... após a morte do pai... a mãe entrou em uma depressão profunda e Katniss é que busca alimentos... caçando em uma área proibida fora do Distrito 12, junto ao seu melhor amigo Gale Hawtorne.

Katniss é uma vencedora... em todos os sentidos, destemida, uma menina heroína.

O livro começa no dia da escolha dos Tributos de cada Distrito... e os enviados para o Hunger Games do Distrito 12 são: Katniss e Peeta Mellark, o filho caçula do padeiro, Katniss o conhece apenas de vista... mas ela tem um 'dívida' de honra com ele... e já sofre por ele ter que ir com ela... mas no decorrer do livro 1 eles se aproximam... e muita... muita coisa acontece...

São vários personagens com papel relevante na  Trilogia, tais como:

Haymitch Abernathy - o mentor de Katniss e Peeta nos Jogos, ele foi um dos vencedores, o único ainda vivo, do Distrito 12.

Cinna - o estilista de Katniss, que desenvolve todos os trajes importantes de Katniss...

O Presidente Snow - o ditador-mor... aquele que manda e desmanda no Capitol, em Panem... um homem odioso...



Não direi tudo o que rola em nenhum dos livros... para não falar spoilers... apenas que em todos os livros tem muita' aventura', muita dificuldade, muitas perdas e Katniss que já era madura para sua idade... vai amadurecendo mais e mais... e sofrendo por não saber em quem realmente pode confiar.

Existe um triângulo amoroso Gale-Katniss-Peeta, mas não é meloso, apenas que Katniss gosta de ambos, e nem sabe se é amor (paixão) e se divide e sofre por não conseguir externar tudo o que sente ou mesmo saber o que sente. Não é um livro sobre romance... é muito mais aventura do que qualquer outra coisa... é um livro para todos os gostos...


A Trilogia  mostra como o Poder sobe à cabeça das pessoas... como independente de a pessoa já ter sido um rebelde ou não aceitar a ditadura e atos do Capitol se tiver oportunidade pode fazer igual ou pior... nos faz avaliar/pensar sobre o Poder e a consciência.


Aqui no Brasil... os livros já foram lançados pela Rocco... preciso dizer que não vou fazer resenha... vou apenas falar sobre a Trilogia, sobre de que se trata e porque indico a Trilogia de Suzanne Collins.







Jogos Vorazes
Jogos Vorazes é o mais novo fenômeno da literatura jovem, precursor de tendência no milionário mercado de Best-sellers juvenis: a dos romances ambientados num futuro pós-apocalíptico. O primeiro volume de uma trilogia, rendeu à autora Suzanne Collins lugar na balada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time.

Em Chamas
Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem.

A Esperança
Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.


Pelo que li... alguns termos foram alterados na tradução... e eu não gostei muito...


A Rocco patrocina a Dominação Distópica, mas não li os livros em português, conforme disse acima, o li em inglês, comprei no Amazon a Trilogia para o meu Kindle

A autora









Suzanne Collins vive em Connecticut com o marido e dois filhos. Recebeu um mestrado em Escrita Dramática pela New York University.




Saiba mais sobre a série no site Distrito 13


O filme


O filme chega aos cinemas esta semana, na sexta-feira... está sendo distribuído pela Paris Filmes, que não apoia nossa Dominação Distópica.


JOGOS VORAZES - Trailer #1 [LEGENDADO] from Distrito 13

Não acho que o filme deva ser 'vendido' como substituto de Crepúsculo... pois não tem nada a ver... o romance existente, pelo menos nos livros, é 'coadjuvante' da grande aventura que é Jogos Vorazes.