X-Men: Primeira Classe




Título Original: X-Men: First Class
Gênero: Ação, Aventura, Drama, Ficção Científica
Direção: Matthew Vaughn
Roteiro: Ashley Miller, Bryan Singer, Jane Goldman, Matthew Vaughn, Sheldon Turner, Zack Stentz
Produtores: Bryan Singer, Gregory Goodman, Lauren Shuler Donner, Simon Kinberg, Stan Lee
Elenco: James McAvoy, Jennifer Lawrence, Nicholas Hoult, January Jones, Edi Gathegi, Oliver Platt, Kevin Bacon, Hugh Jackman, Michael Fassbender, Lucas Till, Rebecca Romijn
País de Origem: EUA
Estreia no Brasil: 3 de Junho de 2011
Estreia Mundial: 3 de Junho de 2011
Duração: 140 minutos

O filme mostra o começo da saga dos X-Men, antes de Charles Xavier e Erik Lensherr usarem os codinomes Professor Xavier e Magneto, quando eram apenas dois jovens descobrindo seus poderes mutantes. Antes de serem inimigos, os dois eram amigos próximos, trabalhando juntos, ao lado de outros mutantes (alguns conhecidos, outros não), tentando impedir a maior ameaça que o mundo já viu.

Fonte

Quando o filme foi lançado eu não fiquei muito animada para assisti-lo. Sabia que muitos atores que admiro estariam nele, mas mesmo assim não me convenci a vê-lo. Depois de algum tempo dei uma chance e não me arrependi.

O filme foi muito bem elaborado. Os efeitos são excelentes. O roteiro é de primeira e as atuações são sem comentários, não foi por nada que recebeu indicações ao Oscar.


Claro que digo isso como uma fã de cinema, não de X-men. Talvez os fãs dos quadrinho possam ter achado o filme ruim, com poucas alusões ao enredo original, mas vendo como alguém que conhece a trama por cima e gosta de um bom filme de ação achei a produção muito boa.

Mesmo quem não é fã conhece a história desse grupo de mutantes que, liderados pelo Professor Xavier, salvam o mundo de diversas ameaças, incluindo Magneto, que defende a superioridade mutante sobre os humanos.


É nesse contexto que X-Men: Primeira Classe vem para nos contar como tudo começou. Erik Lensherr era um jovem preso num campo de concentração que descobre seus poderes após passar por uma grande provação. Ele é torturado por Sebastian Shaw e quando cresce vai atrás de vingança. Porém Shaw é muito mais do que aparenta ser e pode ser o causador de uma guerra jamais vista.

Charles Xavier é um menino rico que desde cedo aprendeu a controlar suas habilidades. Muito inteligente ele baseia suas pesquisas nas mutações genéticas, tentando colaborar para um melhor entendimento das diferenças biológicas que tornam os mutantes especiais.


Mas o o mundo não está preparado para lidar com pessoas dotadas de 'super poderes' e muitas vezes as considera aberrações. É nesse mundo dividido de tantas maneiras que Xavier e Lensherr se conhecem e se tornam bons amigos. Trabalhando para o governo eles têm que lutar contra uma ameaça que pode destruir o mundo.

É nesse filme que entendemos a origem dos X-Men, entendemos como os vilões se tornaram vilões, porque Magneto possui tantas frustrações e porque o Professor Xavier não pode andar. Conhecemos a relação da Mística com todos os personagens e como Hank McCoy se tornou o Fera.


Kevin Bacon traz toda sua experiência para um vilão que atravessa eras. Um homem poderoso que controla a tudo e a todos. É aquele tipo de personagem que amamos odiar.

James McAvoy é o jovem Professor Xavier. Adoro esse cara desde As Crônicas de Nárnia. Ele é capaz de fazer um papel intenso com uma sutileza incrível, é muito bom vê-lo na tela.


Mas, sem dúvida, quem realmente me ganhou o filme todo foi Michael Fassbender. Ele ganhou muito status e foi muito notado em 2011. O vi pela primeira vez em Bastardos Inglórios e desde então só tenho percebido melhoras, ele vai longe. Fora que esteve emocionante como o maltratado Magneto.

Claro que não podemos deixar Jennifer Lawrence de fora, ela que entrará em cartaz esse mês com Jogos Vorazes  e promete uma carreira brilhante!


X-Men: Primeira Classe, um filme bom, que prende a atenção e te faz entender muito melhor o mundo dos mutantes. Vale a pena ver!