Minhas impressões (MI-71/13): As Sete Vidas do Amor - Carla D'Alessio @bertrandbrasil

Eu me encantei pela sinopse deste livro, quando ele chegou... me apaixonei pela capa. Um trabalho lindo de edição, capa preta 'emborrachada' com letras do título e do nome da autora em alto relevo, LINDA!!!




Sinopse

Minhas impressões


"Talvez fosse mais certo se, ao nascer, a gente recebesse logo um par de óculos tridimensionais. Para conseguir ver ao mesmo tempo a cara e a coroa da moeda, o anverso e o reverso da medalha, as duas figuras do papel-moeda. E a marca d'agua que realmente passa no meio." pag 319

O livro conta várias histórias ao mesmo tempo, sem se saber ao certo quem é ou são os personagens principais... temos um gato, Bemot, que foi raptado por Ada, do padre com quem se confessava nas vésperas do Natal. Ada se encontra com Mara, a melhor amiga da filha (com quem não tem grande afinidade e que vive na Espanha) Nina e acaba indo para Nápoles com Mara e Bemot. Abandonando o marido Giulio sozinho em casa, na pequena cidade de Caseta. Em Nápoles Ada conhece as companheiras de apartamento de Mara, Bea, uma modelo aspirante a atriz, e Zoja, uma imigrante ucraniana que sofre por ter deixado o filha na Ucrânia enquanto tenta a 'sorte' sozinha na Itália. Nina vive com os golfinhos e o namorado, Javier em Valença, Espanha, enquanto o seu antigo namorado (por quem ainda tem uma queda) Sergio, vive em Roma, sem serem felizes.

"Do centro de Valença ao centro de Roma são mais ou menos 1700 quilometros. Entre as duas cidades, não há diferença de fuso horário. Entre a vida de Nina e de Sergio, a essa altura, as horas de defasagem são muitas." pag 36

Além destas pessoas acima ainda temos os ex-patrões de Zoja e atual patrão de Bea, o metido a produtor de TV, Nando Macri e sua mulher, carente e louca, Gilda Macri, que meio que entram na história para dar mais hilariedade e loucura ao livro. Além de Gianni, um rapaz meio faz tudo na emissora de Nando e que acaba sendo amigo de Bea e Mara.


Me senti solidária a Ada em algumas passagens, às vezes fico pensando se eu fugir vão sentir minha falta, e me diverti com a cena do marido tentando passar a camisa, quando está em casa sem a mulher.

"-Está pensando o quê? Que é preciso ser um cientista para passar uma par de cuecas?
(...)
Meia hora mais tarde, ainda está às turras com a camisa." pag 85/86

São mais do que Sete Vidas nesta história, mas é interessante como a autora interlaçou todas de forma a fazer um bom livro, apesar de confuso.

"Às dez daquela noite, Ada desce para jogar a imundice na lixeira.
(...)
À espera da véspera, quase todas as personagens femininas desta história estão com a cabeça deitada no travesseiro e pensam que, amanhã, gostariam de acordar em outro lugar.
É o que pensa Nina, de costas para Javier.
É o que pensa Mara, enquanto assiste ao último episódio de Família Soprano.
É o que pensa Bea, que descarrega a euforia brincando de Football Manager na tentativa de entender alguma coisa do esporte.
É o que pensa Zoja, enquanto tenta lembrar a voz do filho.
É o que pensa Gilda, que parou de chorar.
Os homens, por sua vez, estão todos de pé e pensam como dar um jeito nas coisas no dia seguinte.
É o que pensa Giulio, jogando o gato na varanda.
É o que pensa Javier, com Nina que lhe dá as costas.
É o que pensa Sergio, fumando um cigarro na janela.
É o que pensa Nando, que não para de andar de um lado para o outro do escritório.
É o que pensa Gianni, enquanto observa a mansão Macri do lado de fora, imaginando como entregar o envelope nas mãos de Gilda." pag 312

Confuso, engraçado, parece a 'Casa da Mãe Joana', ou como me disse a Paty, pelo Facebook: "parece aqueles filmes italianos sem pé nem cabeça", mas tenho que dizer a verdade: Eu gostei, me diverti, com as vidas que se misturam, se entrelaçam, se confundem e o livro é bom!


Sobre a autora:

Carla D’Alessio nasceu em Caserta, na Itália, em 1978. Com seu primeiro conto, “Formine”, foi considerada uma revelação e incluída na antologia Ragazze che dovresti conoscere, dedicada a jovens autores italianos. Carla trabalha temas como a diferença entre gerações e a posição da mulher na sociedade. 'As sete vidas do amor' é sua estreia no Brasil.

6 comentários :

Postar um comentário

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.