Destaques

Minhas impressões: Jane Eyre - Charlotte Brontë Edição BestBolso @editora_record

Por Fotos e Livros •
27 dezembro 2011

Jane Eyre é um romance clássico, histórico,  escrito por uma  das irmãs Brontë, Charlotte… publicado pela primeira vez em 1847.

Charlotte e suas irmãs Anne e Emily, a mais famosa das três, autora de 'O Morro dos Ventos Uivantes', ficaram órfãs muito cedo, mas juntamente com o irmão Branwell foram morar com uma tia materna e acabaram se tornando escritores, poetas… as mulheres publicaram usando primeiramente  pseudonimos masculinos… e Jane Eyre foi publicado sob o pseudonimo de Currer Bell…

Já li  há um tempo Emily… 'O Morro dos Ventos Uivantes' e concordo com a tradutora (Heloisa Seixas) da Editora bestbolso que li, que diz no  prefácio:

"E Charlotte, autora deste livro  que você tem nas mãos, Jane Eyre, é dona de um estilo arrebatador. Para mim, é a melhor das três. E se você  pensa que ler um romance  escrito por uma mulher  há quase duzentos anos é um experiencia 'agua com açucar', atenção: violência, ódio, maus-tratos  a crianças, biigamia, loucura são alguns dos ingredientes desta obra-prima. Obra-prima, sim, sem exagero" pag 07
Sinopse


Minhas impressões

Eu desejei ler Jane Eyre após assistir a duas adaptações do livro… a de 1996 e a mais  recente delas, deste ano, com Mia Wasikowska no papel de Jane Eyre, quando adulta e Michael Fassbender no papel de Edward Rochester, gostei muito de ambas adaptações, tendo preferido a de  2011, mas  como sempre acontece… o livro é muito superior aos filmes…



Jane Eyre, é uma órfã criada de favor, por uma tia, na realidade, a mulher do tio, cujo ultimo pedido foi que a esposa cuidasse  da filha de sua irmã, mas a mulher e seus filhos nunca a consideraram e a tratavam muito mal… aos 10 anos ela é mandada ppara  uma escola , estilo orfanato, onde Jane aprende muito e se torna professora,  arrumando ao 18 anos um emprego como preceptora de Adéle, uma francesinha  órfã, cujo tutor é o Sr. Rochester… um homem rico, mas com 'traumas' do passado que encontra em Jane uma amiga honesta e leal, apesar das diferenças de idade (ele tem quase 40 e ela 18 anos) e de classes sociais os dois se entendem muito  bem, é inexistente a relação diferenciada patrão/empregada... eles conversam sobre tudo e acabam se apaixonando um pelo o outro, mas o 'passado' do Sr. Rochester arruina a felicidade dos dois e os afasta… fazendo com que ambos sofram com  a falta que sentem um do outro… mas nao vou contar mais nada…

O estilo arrebatador de Charlotte Brontë me cativou do início ao fim… apesar de já conhecer a história, ou o principal, me envolvi com a forma como tudo é retratado, uma história encantadora… uma jovem forte, inteligente, sem muita beleza exterior, mas que cativa a todos que a conhece e 'conversa' com o leitor… contando  sua história (o livro é narrado em primeira pessoa) e  nos cativando também com sua inteligência e percepção do mundo e das pessoas…

Para quem já assistiu a algum dos clássicos filmes, e que, como eu, ama ler os livros que o originaram… indico a leitura deste clássico da literatura inglesa e por que não dizer, da literatura mundial… A. M. E. I posso estar cometendo uma heresia, mas me encantei mais com a escrita de Charlotte Brontë do que a de sua irmã Emily Brontë.


Citações

"Todas as tiranias violentas de John Reed, toda a indiferença orgulhosa de suas irmãs, toda a aversão da mãe, toda a parcialidade dos empregados, tudo isso revirava em minha  mente como água suja revolvida no fundo de um poço. Por que eu estava sempre sofrendo, sempre apanhando, sempre sendo acusada e eternamente condenada?" pag 24


" Tinha um rosto moreno, com feições duras e sobrancelhas espessas.  Naquele momento, tanto os olhos quanto as sobrancelhas juntas mostravam que ele estav com raiva, contrariado. Não era muito jovem, mas tamppouco alcançara a meia-idade. Teria talvez uns trinta  ecinco anos. Não tive medo dele, só fiquei um pouco encabulada. Se fosse um homem  bonito, um  jovem cavaleiro com  ar de herói, eu não teria coragem de ficar ali fazendo perguntas contra sua vontade e oferecendo ajuda que ele sequer pedira."  pag 138

"- Não creio, senhor, que tenha o direito de mandar em mim, apenas por ser mais velho ou por ter visto melhor o mundo do que eu. O direito à superioridade vai depender do uso que o senhor fez de seu tempo e experiência." pag 161

"Uma verdade é que a 'belez está nos olhos de quem vê'. O rosto do meu patrão era de um moreno pálido, de formato quadrado, a testa larga, as sobrancelhas grandes e negras, os olhos fundos, as feições brutas, a boca firme, sombria - denotando energia, decisão, vontade -, nada disso era belo, segundo as convenções. Mas, para mim, eram mais do que belos." pag 205

"Ele se ergueu e, dando um passo à frente, me alcançou.- Minha noiva está aqui - disse, puxando-me para si - porque aqui está minha igual, minha alma gêmea. Jane, você quer se casar comigo?" pag 296

"Jane, você é dócil, diligente, desinteressada, fiel, constante e corajosa. É também muito gentil e heroica. Confie em si mesma, porque tenho em você uma fé irrestrita." pag 470

"Ainda faltavam duas horas para o café da manhã. Preenchi o intervalo andando mansamente em meu quarto, pensando na visão que me fizera mudar de planos. Recordei a sensação interior que experimentara. Podia recordá-la de forma clara, apesar de toda a sua estranheza. Lembrava a voz que ouvira. Mais uma vez me perguntava de onde tinha vindo, mas continuava sem resposta. Parecia ter surgido de dentro de mim, não do mundo exterior." pag 490

"Considero-me extremamente abençoada, mais do que seria capaz de expressar em palavras, pois sou a vida para meu marido, assim como ele é para mim. Nenhuma mulher jamais esteve tão próxima de seu amado quanto eu. Sou carne de sua carne, osso de seu osso." pag 524



Assista aqui ao trailer do filme 'Jane Eyre' com (o meu preferido... adorei ver Michael Fassbender como Edward Rochester)


Trailer com legenda em português (mas de Portugal)

Comentários via Facebook

16 comentários:

  1. Ah, é, esqueci de dizer que, pelas citações, a escrita parece bem bonita, mas não é mesmo meu estilo =/

    ResponderExcluir
  2. Realmente, este não é um livro que vc iria gostar... faz muito mais o meu estilo... acho que vc vá gostar mais (talvez) da irmã Emily... O Morro dos Ventos Uivantes...

    ResponderExcluir
  3. É, eu acho mesmo que O morro dos ventos uivantes é beeeeeeeeem a minha cara mesmo, pelo q mta gente falou =]]]]]

    ResponderExcluir
  4. Dizem que as duas irmãs são talentosas... eu não sou mto fã da charlotte, e preciso ler O morro dos ventos uivantes que acho qé mais a minha cara... mas minha pilha de livros não-lidos já passou de 60 então... vai demorar um pouco. E logo começo a ler A mulher do viajante no tempo, só preciso terminar de ler The throne of fire antes ^^

    FASSBENDER = S2

    ResponderExcluir
  5. Ai, aodrei a resenha e o livro. Eu gosto muito de romances históricos e tal. 
    Das irmãs, só li 'O morro dos ventos uivantes', e gostei muito do livro e da escrita dela. Se o dom for de familia, como parece, entao, esse deve ser muito bom também!
    Ainda não vi os filmes, mas fiquei com vontade de ver agora =D

    ResponderExcluir
  6. GabrielaLaganowskiReissegunda-feira, janeiro 06, 2014

    Ah, Ci... Não sei se você leu minhas críticas... Deixo aqui o link, fique a vontade: http://ilusoesnoturnas.blogspot.com/2011/12/cine-in-19-jane-eyre-susanna-white-2006.html

    ResponderExcluir
  7. GabrielaLaganowskiReissegunda-feira, janeiro 06, 2014

    Bem, resenha memorável! Simples, direta, sem spoiler.. Apenas o essencial de uma história que vi na versão da BBC. Mas tenho a de 2011 aqui para assistir! Me apaixonei por essa história! Me apaixonei por Jane e por Mr. Rochester! Como amooooooooo homens mais velhos, sou suspeita para falar de Rochester! Acho ele indo, mesmo o clássico dizendo que nem tanto! O livro tem um português muito embromado? Porque não gosta muito... Se não tiver irei ler! Nunca li um livro histórico assim... Nem da diva Jane Austen! Mas quero muito ler! Parabéns Ci pela resenha... Jane Eyre é a melhor adaptação que assisti esse ano, sem dúvida!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, faz tantos anos que li o livro, mas ainda lembro de quanto foi marcante. Nunca assisti as adaptações do livro, mas agora fiquei bem curiosa.
    Bjkas!
    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  9. Vou procurar esta série da BBC, geralmente as séries são mesmo muito melhor... gostei muito mais de Mr. Darcy (Colin Firth) da adaptação de 'Orgulho e Preconceito' da BBC... obrigada pela dica... a Gabi já havia me indicado também... vou procurar...

    ResponderExcluir
  10. Assista a de 2011 com Michale Fassbender (lindo) como Mr. Rochester... perfeita!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Gabi, este livro é mesmo muito lindo... não assisti à versão que vc assistiu... mas os filmes a que assisti me cativaram... e a tradução é maravilhosa... não tem termos 'rebuscados'... é um clássico... mas de leitura fácil... a escrita de Charlotte é repleta de detalhes... mas não é chata... vale a pena ler... adorei esta tradução... e é barata por ser 'best bolso'...

    ResponderExcluir
  12. Ahhhhhhhhh, eu sou apaixonada por literatura inglesa, mas até agora só tinha lido Shakespeare, Agatha Christie e Sir. Arthur Conan Doyle. Adorei a resenha, acho que vou me aventurar a ler esse livro um dia =)

    ResponderExcluir
  13. Já ouvi muito sobre Jayne Eyre e O Morro dos Ventos Uivantes e cada vez mais tenho a certeza de que preciso ler e tirar minhas próprias conclusões. Está na lista de leituras de 2012.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Ci!
    Fiquei com vontade de ler Jane Eyre!!! Nunca tinha ouvido falar do livro até esse ano, e pela resenha parece algo que eu vá gostar ... =)
    Bem, eu gostei bastante da escrita da Emily, se a Charllote for realmente melhor que ela será uma ótima surpresa.
     

    ResponderExcluir
  15. Eu é que corro o risco de cometer uma heresia, mas não curto muito os clássicos! =X Por isso, não li O Morro dos Ventos Uivantes, nem nada das Brontë. [2]
    Não entendo NADA de clássicos =/

    ResponderExcluir
  16. Esse livro é maravilhoso. Prefiro bem mais a escrita de Charlotte do que a de Emily.
    Amei o Mr. Rochester, ele conseguiu roubar o lugar de Darcy.
    Bjos, Carol.
    Ps: Assista a série da BBC de 2006, gostei bem mais do que o filme que saiu esse ano.

    ResponderExcluir

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.

Kindle Unlimited

Publicidade

iunique studio criativo

Instagram

© Fotos e Livros – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in