Resenha by @beetarodrigues '1984' - George Orwell @cialetras - Desafio de Clássicos


Olá galera!





Hoje venho aqui para postar mais uma resenha de um clássico. Essa vez o tema é um clássico de ficção científica. E esse que eu escolhi, acho que se encaixa perfeitamente. Não é tão antigo, mas com certeza é considerado um clássico. Um dos melhores que já li, sem dúvida!




Sinopse

1984" não é apenas mais um livro sobre política, mas uma metáfora do mundo que estamos inexoravelmente construindo. Invasão de privacidade, avanços tecnológicos que propiciam o controle total dos indivíduos, destruição ou manipulação da memória histórica dos povos e guerras para assegurar a paz já fazem parte da realidade. Se essa realidade caminhar para o cenário antevisto em 1984 , o indivíduo não terá qualquer defesa. Aí reside a importância de se ler Orwell, porque seus escritos são capazes de alertar as gerações presentes e futuras do perigo que correm e de mobilizá-las pela humanização do mundo.

Resenha

O livro conta a história de Winston, que vive em uma sociedade completamente controlada pelo Estado. Controlada no sentido de vigilância mesmo. Todos seus passos, suas conversas, até de uma maneira bizarra, seus pensamentos, o Estado está controlando e vigiando.

Com um pouco de ironia, o líder do Partido, é chamado de o Grande Irmão (Big Brother). E todos devem respeitá-lo e obedecer a suas ordens.

Em sua própria casa tem um televisor, em que se assiste apenas o que o Partido considera que é bom. Propagandas do Partido, discursos do Big Brother, entre outros. Só que esse mesmo televisor filma o que está passando dentro da sua casa.

Winston no fundo não se contenta com a realidade, vivendo sozinho, acaba parando pra pensar em tudo o que o Estado faz, e como sua vida é controlada por ele. Ele conhece e se apaixona por uma colega de trabalho, e começa um romance com ela.

O livro vai desenrolar como o Winston se rebela e como consegue burlar o sistema. E o final é surpreendente. Eu não imaginava que seria desse modo.

Na época em que foi escrito, foi visto como uma crítica aos estados fascistas europeus. E atualmente podemos associar toda essa vigilância e a falta de privacidade aos programas de reality show, a como estamos expostos no mundo virtual. É muito interessante, e te faz refletir sobre toda sua vida, e sobre seu mundo.

Uma belíssima obra, e um clássico altamente recomendado a todos de todas as idades. Garanto que quem quiser ler, e não quiser comprar um novinho, vai achar diversas versões em sebos. Para quem gosta de um pouco de ficção científica, misturado com uma base de realidade, e no final uma reflexão maneira, não podem deixar de ler!

Fico em falta com vocês com as citações, já que eu li esse livro muito antes de começar a escrever resenhas, e não marquei nada.



Eu, Ci, entrando na resenha... para dizer que este livro é um dos livros distópicos clássicos... por isso, estou colocando o selinho da Dominação Distópica, mas a Beeta não fez uma análise da distopia do livro e eu não estou tendo tempo para ler 1984 e falar sobre o tema distópico.