Minhas impressões (MI-51/14): Um Passo em falso - @harlancoben @editoraarqueiro

A série Myron Bolitar de Harlan Coben me cativou desde o primeiro livro que li e que foi lançado pela Arqueiro, mas que na realidade é o nono da série, já que os livros foram lançados fora de ordem, e não por culpa da Arqueiro, já que o primeiro livro lançado no Brasil, o oitavo, lançado pela Editora Saraiva (nem existe mais), e só depois de lançar o 9 e o 10 é que a Arqueiro lançou os primeiros, então ainda bem que leio muito e até esqueço algumas coisas ou partes de tantas leituras (memória fraca e velha – HD cansado).



A ordem:
  1. Quebra de confiança (2011) - DEAL BREAKER(1995) 
  2. Jogada Mortal (2012) - DROP SHOT (1996) 
  3. Sem deixar rastros (2012) – FADE AWAY (1996)
  4. O Preço da Vitória (2014) – BACK SPIN (2014) 
  5. Um passo em Falso (2014) – ONE FALSE MOVE  (1998) 
  6. Não lançado no Brasil – THE FINAL DETAIL (1999) 
  7. Não lançado no Brasil – DARKEST FEAR (2000) 
  8. A Promessa (?) – PROMISE ME (2006)
  9. Quando ela se foi (2011) – LONG LOST (2009) 
  10. Alta tensão (2011) – LIVE WIRE (2011)       




Minhas impressões

“Ele sabia que tinha de agir com todo cuidado. Um passo em falso e... cataploft!” posição 63%
Um passo em falso é o 5º livro, e vamos ver um Myron com problemas de relacionamento com Jessica e tendo que viver com um certa culpa por ter se afastado de um homem que foi um amigo muito especial no basquete, antes de ele, Myron, se machucar e ter que largar o basquete. Após 10 anos sem sequer conversar com Horace Slaughter.
“- Como você conhece Horace Slaugheter?
- Deixe pra lá – tranquilizou Myron. – Me explique por que você acha que Brenda está em perigo.
- Ela tem recebido ameaças.
- Que tipo de ameaças?
- De morte.” Posição 3%

Myron é procurado por Norm Zuckerman para ajudar ser o agente e ajudar a proteger a estrela do time de basquete feminino, Brenda Slaughter, filha de Horace, e que vai desencadear diversas emoções em Myron.
"- Uma jovem pode estar em perigo – explicou Zuckerman, - E eu preciso de sua ajuda.
Norm Zuckerman tinha quase 70 anos e, por ser proprietário da Zoom – um gigantesco conglomerado de artigos esportivos -, tinha mais dinheiro que Donald Trump.” Posição 2%

A relação de Myron e Jessica é antiga, para quem acompanha a série, e cheia de idas e vindas, e eu como Esperanza, a melhor amiga de Myron, não gosto muito da escolha dele para companheira... mas fazer o que, quando o coração fala mais alto?

“Myron ficou brincando com o hashi. Ele a fitou, desviou o olhar, engoliu em seco.
- Está funcionando?
- O quê?
- Isso de morarmos juntos.
- Myron, é só por duas semanas. Para fazer uma pesquisa.
- E depois há as viagens para a divulgação do livro. Ou um retiro para escritores. Ou um filme. Ou mais pesquisa.
- Você quer que eu fique em casa fritando bolinhos?
- Não.
- Então o que está havendo?
- Nada. – Ele fez uma pausa. – Já estamos juntos há muito tempo.
- Juntos e separados durante dez anos – acrescentou ela. – E daí?
Ele não sabia ao certo como continuar.” Posição 11%

Além da relação com Jessica, Myron está sendo pressionado por Esperanza para fazê-la sócia da MB Representações, e ele não sabe o que fazer... até conselhos de Win ele está recebendo.
"- Casamentos e outras uniões nunca dão certo. Eles levam inevitavelmente ao divórcio, à desilusão, à aniquilação de sonhos ou, em última instância, à amargura e ao ressentimento. Eu usaria minha própria família como exemplo e você poderia fazer o mesmo.
- Não é a mesma coisa, Win.
- Concordo. Mas a verdade é que todos nós pegamos os fatos e os analisamos segundo nossas próprias experiências. Se você tiver uma maravilhosa vida familiar, você acreditará. Naturalmente, comigo acontece o contrário e só um ato de fé poderia alterar nossos pontos de vista.” Posição 30%

Durante este livro Myron tem que lidar com famílias poderosas, políticos e máfia... e o humor Myron quando tenso continua bastante ativo, e isso é uma ótima qualidade nos livros de Harlan, pois ajudam a amenizar a tensão da história.
“A propriedade rural da família de Win, a mansão senhorial Lockwood, fazia aquele lugar parecer um barracão de estação ferroviária, logo Myron já tivera a oportunidade de ver como os muito ricos viviam. Era tudo muito agradável, o que não era o mesmo que feliz. Uau, profundo. Quem sabe da próxima vez Myron conclua que dinheiro não traz felicidade? Fique ligado.” Posição 31%

E acaba mexendo em ninhos de vespas e isso pode levar a consequências sérias que não são esperadas por ninguém.
“- Há uma linha muito tênue entre a inflexibilidade e a estupidez – comentou Win. – Procure ficar do lado certo.” posição 64

Como sempre as reviravoltas da história, nos livros de Harlan Coben, são surpreendentes, apesar dessa vez eu ter imaginado o assassino, o final da história ainda me surpreendeu e me deixou triste. Quero o próximo livro logo, espero que a Arqueiro consiga lançar os próximos livros (6, 7 e 8) para que possamos ler toda a série.
só porque o final é triste  :(

0 comentários :

Postar um comentário

Adoramos saber o que você está achando dos posts e do blog...

Se você conhece o livro, por favor... ao comentar não diga o que acontece... isso é spoiler!

Deixe seu nome e/ou twitter.